Só as mães são felizes!

"O amor é intenso,único!Livre de cobranças, cheio de entregas!"

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Blogagem Coletiva: Ética na Blogsfera.

Postado por LUA às 10:37
Ok, Carol Garcia, o seu pedido é uma ordem, e mexeu com uma mamãe blogueira mexeu com o bando todo!!rsrs!
Gente o post de hoje é em razão da Camila(chamada carinhosamente de Camitcha pela Carol do Viajando e eu super adotei o apelido!!!)ter sido plagiada em seu perfil.
Bem, devo dizer que na blogsfera eu ainda não achei nenhum plágio, maaaaas, já encontrei.
Explico:Desde que Malá nasceu, tenho o hábito de ter o perfil no orkut como se fosse uma carta pra ela, assim foi nos seus primeiros meses e depois quando fez um aninho, mudo meu meu perfil todo dia 22 de setembro, que é aniversário dela.Pois bem. Sinto que este perfil,que fiz quando ela completou 2 anos, já virou um "texto de autor desconhecido", porque eu SEMPRE, eu disse SEMPRE encontro alguma mãe no orkut(algumas que até me conhecem de longe, sabe?!)com ele no seu perfil tirando apenas o "Para Malá" e o 22 de setembro...Nem percebendo que quando eu digo que "mais uma vez chega a primavera" é porque Malá nasceu no primeiro dia da primavera...e fica uma coisa muito estranha!!!
Já tive outros textos copiados de forma literal e já fiquei p&¨%!Mas...depois, percebi que não tinha muito o que fazer...as pessoas são cara de pau mesmo!E já até aconteceu de me aproximar de uma menina por causa de um plágio e hoje ela copia descaradamente mas com autorização!rsrs!
Procurei no google uma ferramenta que protegesse texto e coloquei no blog é bem fácil!Tente copiar algum texto daqui e colar num outro lugar que vc vai ver que no final aparece a expressão:"reade more: www.coisa-de-mae.blogspot.com", tudo bem que quando querem copiar não tem jeito, vão lá e copiam mesmo, maaaaas ajuda né?!
Acho que a melhor definição que vi até agora foi da Ana Mochileira quando diz que a não se trata de repolhos minha gente!!!Estamos falando de sentimento, de filho, do amor que sentimos por eles, e que apesar de termos identificação(eu por exemplo amo amo amo os textos da Carol Garcia e declaradamente me identifico, sou fãzona mesmo,e choro de emoção com os textos da Ju Dalzoto,e me inspiro na Mari,  e morro de rir com a Andréa, morro de inveja da criatividade da Cris mas isso não me dá o direito de sair por aí reproduzindo como meus, né?!)
A internet é uma ferramenta muito bacana, a gente se inspira, a gente troca figurinha, a gente aprende tantoooo!A gente vê coisa que nunca viu antes como um menininho que não gostava de tomar banho e ganhou canetinhas pra rabiscar no banho e que eu corri pra dar um conjuntinho igual pra Malá!Ou uma menininha que dava mole com suas chupetas e uma cachorrinha comia, até que um belo dia a cachorrinha comeu e ela foi dormir esquecendo para sempre a chupetinha,(alguém aí sabe onde eu compro uma cachorrinha dessa?!rsrsrs!), sem contar nas vezes que a gente fica com o coração apertado de saber que um dos pequenos tá dodói, ou se enche de alegria de ver um pequeno jogando bola em videos de uma mamãe orgulhosa!É uma pena que muita gente não conheça o sentido da palavra ética!Se inspirar, gostar, trocar, é totalmente diferente de COPIAR, que é quase a mesma coisa que FURTAR, sim!Deveria existir um tipo penal para isso "Furto de Ideias",(okok  a Prova da Ordem está realmente mexendo com a minha cabeça!rsrs!).Existe o Direito Autoral,né?!Mas a nomenclatura devia ser mais forte, para que as pessoas percebessem a gravidade da coisa.Copiar um texto, uma musica, é como entrar na minha casa e levar um bem material.
Vamos pensar nisso minha gente?!

12 comentários:

Camila on 25 de outubro de 2010 às 10:59 disse...

É isso aí, querida!! As blogueiras unidas jamais serão plagiadas!!
Super beijo,
Camila
http://mamaetaocupada.blogspot.com/

Milka on 25 de outubro de 2010 às 11:08 disse...

Muito bom o texto.
Parabéns!!
bjus

Renata Mugica on 25 de outubro de 2010 às 11:59 disse...

Ai, fiquei até sem graça com o texto que copiei.... mas me identifico tanto com o texto "mãe de menino"... affff Estou começando agora, mereço um desconto?? amo seu blog... bjocas

Mari Hart on 25 de outubro de 2010 às 12:06 disse...

Apoioado!!! =)

Bjão lindoca!

Ioly on 25 de outubro de 2010 às 12:07 disse...

Faz parte da educação virtual, e da preservação dos direitos autorais, citar o autor ou origem do que se está reproduzindo.
Você passa a mensagem de forma honesta.

bjks

Ana on 25 de outubro de 2010 às 12:24 disse...

Concordo com tudo isso..esse assunto deixa a gente indignada mesmo...infelizmente aintenret ainda é recente..e crimes virtuais agora que começaram a ganhar força...
ja vi muita coisa,como disse lá no blog da carol...é preciso que a gente se una, e assim que uma ver um plagio da outra,denuncia..e ai a gente vai la no blog impostor e acaba com essa farça..que tal??? ah,tem uma forma de denunciar os plagiadores ao blogger..vou la me inoformar melhor e faço um post sobre isso p td mundo,ok??
bjs,otima semana!!!

Maria Thereza Pinel on 25 de outubro de 2010 às 12:26 disse...

Claro que nos inspiramos e muitas vezes queríamos que um texto fosse nosso.
Mas temos que colocar a ética em primeiro lugar e a decência de admitir que fulano descreveu exatamente o que eu queria dizer, e se eu quero usar o texto, quepelo menos peça e depoos de autorizado, credite, né!

Beijo!

Unknown on 25 de outubro de 2010 às 13:14 disse...

Assino embaixo! Que possamos fazer desse mundo virtual um motivo para fazer grandes amizades, compartilhar idéias, sentimentos e não para copiar o que não é nosso! Parabéns pelo post!!
Bjos,
Ivana

Unknown on 25 de outubro de 2010 às 20:16 disse...

Lua, obrigada pelo recadinho lá no blog! Adorei te conhcer, viu? Estarei sempre passando por aqui!

Bjos,
Ivana

Anônimo disse...

Hahaha, adorei o comentário da Camila bem acima!!!

Belo post, amiga!
Tah no maior pique aí com a prova da ordem, hein, hehehe

Viu, acho que vou fazer um concurso tb... até estou pensando em estudar! Seremos duas mamães doidinhas de tto ler legislação, hehehee

Adorei o que vc escreveu no post! Você é uma pessoa muito legal, Lua! Adoro vc!!!

Beijão, amiga!
Bons estudos e boa sorte! Sempre!

Sarah on 26 de outubro de 2010 às 09:23 disse...

Adorei sua participação na blogagem coletiva! É bem por aí mesmo, até nos inspiramos em atitudes de outras mães, mas daí a copiar os textos sem dar crédito é demais né...
Senti sua falta lá no blog viu?
beijo!

Claudia Leonardi on 31 de outubro de 2010 às 12:17 disse...

Apoiadissima!
Amei o post, amiga queridissima!
Mil bjks

http://blogdaclauo.blogspot.com/

Twitter

Followers

 

Só as mães são felizes! Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare